PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO
Confira os princípios do cooperativismo de acordo com a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) :

1º. Adesão Livre e Voluntária
As cooperativas são organizações abertas à participação de todos, independentemente de sexo, raça, classe social, opção política ou religiosa. Qualquer pessoa pode aderir à Cooperativa, desde que seja apta a prestar serviços e esteja de acordo com as responsabilidades de sócio. O desligamento da cooperativa também é livre.

2º. Gestão Democrática
As cooperativas são organizações democráticas controladas por seus sócios que, reunidos em assembleia, discutem e votam as ações da cooperativa, bem como elegem seus representantes. Cada cooperado tem direito a um voto.

3º Participação Econômica dos Sócios
Os associados devem contribuir igualmente para o capital de sua cooperativa e controlá-lo democraticamente. Parte desse capital é propriedade comum dos cooperados. Quando a cooperativa obtém resultados positivos, os rendimentos podem ser divididos entre os associados até o limite do valor de contribuição de cada um. O restante poderá ser destinado para investimentos na própria cooperativa, sempre obedecendo à decisão tomada pela maioria na assembleia geral. Quando os resultados forem negativos, e não havendo saldo, poderão ser rateados entre os cooperados.

4º. Autonomia e Independência
As cooperativas são organizações autônomas e independentes, controladas pelos cooperados, que são usuários e proprietários do negócio. Qualquer acordo estabelecido com outras organizações e empresas deve garantir esta condição.

5º. Educação, Formação e Informação
As cooperativas devem promover a educação e a formação de seus sócios, capacitando-os para a prática cooperativista e para o desenvolvimento de suas atividades. As cooperativas também devem informar ao público em geral sobre as vantagens da cooperação, estimulando o ensino do Cooperativismo.

6º. Cooperação entre Cooperativas
As cooperativas devem trabalhar em conjunto, por meio do intercâmbio de informações, produtos e serviços, para atender melhor aos seus associados e dar mais força ao movimento cooperativo.

7º. Interesse pela Comunidade
As cooperativas devem trabalhar para o bem-estar de suas comunidades, por meio de programas socioculturais, realizados em parceria com o governo e outras entidades civis.